domingo, agosto 7

A Praça Tiradentes ganha vida e "cultura"

O "Domingo do Bem" comemora a revitalização e modernização da Biblioteca Pública de Niterói, que faz parte da paisagem arquitetônica na Praça Tirandentes, no Centro de Niterói.  Inspirada num projeto de sua co-irmã em Manguinhos (RJ), a Biblioteca de Niterói foi renovada e devolvida para os braços dos niteroienses no mês passado.

As novas instalações foram projetadas para ampliar o acesso à leitura, e celebram um avanço substancial em termos tecnológio, com aumento do acervo de livros, jornais, revistas, mapas, obras raras, enciclopédias e biografias. Já estão à disposição do público DVDs, um milhão de músicas digitalizadas e acesso livre à internet em vários computadores. A biblioteca ainda ganhou novo mobiliário, espaço infantil e salas apropriadas para exposições, exibições individuais de filmes, saraus de poesia e leituras dramatizadas.

O prédio, em estilo eclético com inspiração neoclássica que foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural na década de 80, foi totalmente reformado. O casarão, construído no início do século passado, foi projetado pelo arquiteto italiano Pietro Campofiorito que escolheu Niterói como residência. O trabalho de restauro trouxe à luz detalhes arquitetônicos originais, que estavam ocultos, como o piso em ladrilho hidráulico que havia sido substituído, em obras do passado, por marmorite.

Parabéns "atento" Governo do Estado, o conhecimento e a história de uma cidade são bases para o exercício de civilidade e do amor pela cidade em que residimos.




Mande sua foto ou vídeo para quidproquo-nit@hotmail.com relatando o que te dá orgulho em Niterói.   Um bom Domingo do Bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário