sábado, maio 14

O DNA do Quid pro quo...

A idéia desse blog nasceu de uma passeio de bicicleta num sábado nublado em Niterói.  De Icaraí ao Centro, em menos que 6km de pedalada, esbarrei com dezenas de situações do cotidiano que nos envergonham na regra mais básica da cidadania: “seu direito termina onde começa o do outro”. 

O nome “Quid pro quo”, segundo o Wikipédia, é uma expressão latina que significa "tomar uma coisa por outra", ou seja, uma confusão ou engano.  É justamente esse o espírito desse blog: trafegar fotos legendadas de distraídos motoristas, pedestres, flanelinhas, enfim, cenas que agridem o morador de Niterói e que tornam amarelada a cidade sorriso. 

Sou Renato Gomes, jornalista de formação, 41 anos, nascido e criado nessa cidade.  Moro em Icaraí e há cerca de seis meses adotei a bicicleta como meu transporte preferencial.  Comprei uma bike usada em um cicle perto de casa com o intuito de fazer o trajeto casa-barcas-casa pedalando.  Gastei R$180 (bicicleta + acessórios) e me tornei mais verde, mais atleta e mais atento a tudo.  A rotina sem ar condicionado, sem CD Player e sem amortecedor fez-me mais crítico com relação ao espaço urbano.  Buracos, calçadas estreitas, caminhões de entrega impedindo o fluxo de pedestres, carros estacionados nas rampas de paraplégicos, motoqueiros nervosos e CO2 começaram a fazer parte do meu dia a dia...

Não tenho pretenções políticas e muito menos partidárias, apenas quero tornar público o que me incomoda no cenário urbano  e quero abrir esse espaço para que você também possa publicar o que te incomoda... Quem sabe o Poder Público acorda e dedica um pouco mais de tempo nas soluções das doenças dessa linda cidade.  Mande sua foto ou vídeo para o email quidproquo-nit@hotmail.com.  Não esqueça de colocar seu nome (ou pseudônimo) com data, hora e comentários da "distração" enviada.

Aguardem as primeiras fotos !!!

3 comentários: